Sobre a REMPUL

A Rede de Estudos sobre Música Popular de Universidades Latino-americanas (REMPUL) trata-se de uma rede que tem por objetivo fomentar o estudo, investigação, produção e ensino de música popular em cursos de música de algumas universidades latino-americanas em forma de parcerias e intercâmbio discentes e docentes.

 

É constituída pelos cursos de música da Universidad Nacional de La Plata e Universidad Nacional del Litoral (Argentina); UNICAMP e UFRJ (Brasil), Universidad Val-Paraiso (Chile); Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia) e Universidad Nacional de Cuenca (Equador). A Rede foi consolidada em 2016 no 1o Congreso Internacional de Música Popular de La Plata e evolui na sua 2a edição em 2018.

 

Algumas atividades de intercâmbio foram desenvolvidas como a vinda do Prof. Juan Pablo Gascon (UNLP-Arg.) para o IA-UNICAMP, onde ministrou palestras e apresentações artísticas, a ida do Prof. Dr. Paulo Tiné para a Faculdad de Bellas Artes da UNLP, a fim de conhecer a sistemática educacional do curso de música popular daquela instituição, além da visita da Profa Dra Raquel Benetti para UNICAMP. Além disso, mesas redondas foram realizadas entre 2018 e 2019 no Centro de Pesquisa e Formação do SESC com as visitas de Santiago Romé e Pablo Palácios Torres para discussões de temáticas conjuntas relacionadas à música popular.

A REMPUL pretende se colocar que, além da vocação nata para questões pedagógicas na área da música popular, se insere com a preocupação de que questões musicais estejam presentes e seja o foco das preocupações e suas significações sociológicas, políticas, antropológicas e culturais estejam no seu entorno. Tal fato, entretanto, não significa que não se reconheça a importância e o valor de tais áreas e sua contribuição para a música popular.